• Registro de Marca Paraná

Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens

Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens

Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens

Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens – Os carros são considerados bens materiais indispensáveis para muitas pessoas. Além de ser responsável por grande parte da mobilidade urbana, o carro pode ser um símbolo de status, fazendo com que o consumidor se sinta melhor adquirindo um veículo.

Por esse motivo, no momento da compra, o consumidor tem de escolher bem o seu veículo, tendo em vista que o investimento é alto e que você provavelmente terá de ficar com o carro por um tempo.

No entanto, a preocupação não pode se resumir na compra do carro. O cuidado com o veículo deve se estender por toda a sua vida útil. Além de melhorar a aparência da lataria, dando um aspecto mais brilhoso, a vitrificação protege o seu carro de condições adversas.

Nesse artigo você encontra tudo que precisa saber sobre o processo de vitrificação automotiva: O que é? Quais são as vantagens e desvantagens?

 

O que é o processo de vitrificação automotiva?

Embora na grande maioria das vezes seja realizado em carros, a vitrificação automotiva pode ser aplicada em todos os tipos de veículos, desde motocicletas até lanchas e aviões. Trata-se da aplicação de uma substância química de última geração, desenvolvida por japoneses, a qual se junta à lataria do veículo, oferecendo brilho e proteção para a pintura.

A aplicação desse elemento químico forma uma película de proteção na pintura do carro. Esta, além de oferecer uma melhora no visual do veículo, protege a lataria contra condições adversas que o veículo pode ser exposto, como sol, chuva, vento, maresia, dentre outros.

 

Como é feito o processo de vitrificação automotiva?

O processo de vitrificação automotiva, como já falado anteriormente, é realizado a partir da aplicação de elementos químicos de alta tecnologia sobre a pintura do carro. Há alguns anos atrás, a vitrificação automotiva era algo muito caro, que poderia ser feito apenas em carros de luxo. No entanto, devido à popularização dos elementos, tornou-se um processo acessível para grande parte da população.

O processo de vitrificação automotiva conta com as seguintes etapas:

Primeiramente, é necessária uma lavagem intensa no veículo. Todas as sujeiras mais densas e pesadas são retiradas. Algumas vezes, isso é feito pela própria oficina, mas em outras é necessário levar o veículo em um lava jato antes mesmo de iniciar a vitrificação.

Após a lavagem do veículo, é necessário que seja feito um polimento, lixando toda a lataria do veículo para tirar todas as possíveis imperfeições e sujeiras adicionais. Caso isso também seja feito em um lava jato, lembre-se de pedir para o local que não aplique a cera automotiva, tendo em vista que isso pode atrapalhar o processo de vitrificação.

Depois dessas duas etapas, é o momento da aplicação do elemento para a vitrificação. A partir de panos especiais, que são antissépticos e possuem baixo poder de absorção, é aplicado um produto sobre toda a lataria. É importante ressaltar que essa aplicação deve ser feita por profissionais de qualidade, que conhecem sobre todo o processo!

Por via das dúvidas, pergunte a amigos ou conhecidos que já fizeram a vitrificação, para saber onde o processo foi realizado. Caso não possua ninguém, procure uma oficina de maior renome para que o processo seja feito. Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens

Logo depois da aplicação, o elemento químico irá demorar um bom tempo para secar. Primeiramente, é importante que você fique 24 horas sem utiliza-lo, deixando em uma garagem coberta. Depois dessas 24 horas, a utilização do veículo é permitida, mas alguns cuidados devem ser tomados.

Isso se deve ao fato de que a secagem demora cerca de 7 dias para ser completa. Nesse período, evite ao máximo lavar o carro. Se for realmente necessário, jogue apenas água na lataria.

 

Vantagens da Vitrificação Automotiva

A Vitrificação Automotiva, embora tenha se tornado um procedimento mais acessível nos últimos anos, não é exatamente algo barato. Tendo isso em vista, uma pergunta comum para todos os donos de veículos é: quais são as vantagens desse processo?

As principais vantagens da vitrificação automotiva são: primeiramente, o veículo terá um visual bem mais chamativo e luxuoso, tendo em vista que irá brilhar muito mais do que o comum, sempre parecendo perfeitamente limpo. Além disso, um carro vitrificado possui mais resistência contra arranhões, Sol, chuva, maresia, dentre outras condições adversas.

Além disso, um veículo que tenha passado por esse processo pode ser limpado de maneira consideravelmente mais fácil. Isso se deve ao fato de que sujeiras não conseguirão realmente aderir à lataria, e a limpeza pode acontecer apenas com um jato de água.

 

Desvantagens da Vitrificação Automotiva

Em relação ao veículo em si, não existem muitas desvantagens quanto ao processo de vitrificação. No entanto, para aqueles que sempre lavam o seu carro com detergente, isso provavelmente não será uma boa ideia para um carro vitrificado, tendo em vista que algumas manchas podem aparecer.

Além disso, o tempo de duração da película não é alto: com o tempo ela vai “sumindo”. A duração da película varia entre 1 e 3 anos.
Nesse artigos vimos mais sobre Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens

 

Gostou de saber mais sobre Vitrificação automotiva: vantagens e desvantagens? Acesse nosso site para saber mais!