Tomar Creatina junto com Whey ou separado? – A creatina é um suplemento alimentar muito famoso nas academias. Com a missão de oferecer mais energia para os seus consumidores, a substância é uma das mais populares quando o assunto são os suplementos.
O organismo humano, no entanto, é muito mais complexo do que possamos imaginar. Por esse motivo, uma simples mudança no horário de tomar um suplemento pode causar grande impacto em seus efeitos, potencializando ou diminuindo. A junção de duas substâncias também pode interferir bastante na eficácia de um suplemento.
Sendo assim, uma dúvida é muito comum entre os praticantes de musculação: tendo em vista que o Whey e a Creatina são dois dos suplementos mais populares nas academias, junta-los pode causar algum impacto na eficácia? Afinal, tomar creatina junto com Whey ou separado?
O que é a Creatina? – Tomar creatina junto com Whey ou separado?
A creatina é uma substância produzida, mesmo que em pequenas quantidades, naturalmente pelo organismo humana. Pode também ser encontrada em alimentos de origem animal e suplementos alimentares.
Na grande maioria das vezes, deposita-se nas células do tecido muscular, e fica responsável por fornecer mais energia para essas estruturas. A partir disso, o indivíduo com grandes quantidades de creatina no músculo pode desempenhar atividades mais intensas e extensas. Além disso, estes terão mais reserva energética para reconstruir as fibras musculares, proporcionando o crescimento muscular.
O que é o Whey Protein? – Tomar creatina junto com Whey ou separado?
Existem diversos tipos de proteína que podem ser encontradas na natureza e até sintetizadas em laboratórios. O Whey Protein é um desses tipos, sendo nada mais do que a proteína extraída do soro do leite.
É tida como uma proteína de alto valor biológico, tendo em vista que possui todos os aminoácidos essenciais em sua composição (aminoácidos essenciais são aqueles importantes para o organismo, mas que não podem ser sintetizados naturalmente pelo corpo).
Grande parte dos benefícios relacionados ao Whey Protein se relaciona com o crescimento muscular e aumento da força. A proteína é o nutriente mais importante no processo da hipertrofia muscular, e por isso o suplemento é tão popular nas academias.
Tomar creatina junto com Whey ou separado?
O melhor horário para tomar esse suplemento é o pós treino, juntamente com uma boa dose de carboidratos. Curiosamente, a frase anterior poderia se aplicar tanto à creatina quanto ao Whey Protein.
No entanto, há muitos boatos de que tomar a creatina junto com o Whey pode diminuir a eficácia desses suplementos. De fato, se tantos aminoácidos forem consumidos de uma só vez, isso irá dificultar a absorção pelo organismo humano. Apesar disso, para que você possa obter os benefícios relacionados aos dois suplementos, há uma técnica que pode ser utilizada:
Logo quando acabar o treino, tome uma dose de creatina juntamente com uma boa dose de carboidratos de rápida absorção (dextrose ou maltodextrina). Espere aproximadamente 10 minutos, até que os carboidratos estimulem a liberação da insulina, e a creatina possa ser absorvida rapidamente.
Depois disso, tome a dose de Whey Protein. Nesse estágio, a proteína será facilmente absorvida pelo organismo, tendo em vista que os tecidos musculares estarão carentes dos aminoácidos essenciais – presentes na composição da proteína do soro do leite.