• Registro de Marca Paraná

O que é gordura visceral

O que é gordura visceral

Uma barriga magra leva a uma vida mais saudável. Ao medir sua gordura corporal ao redor da cintura, você está medindo a gordura visceral. Essa é a gordura que envolve seus órgãos abdominais. É normal ter alguma gordura visceral; no entanto, um alto nível de gordura visceral pode levar a sérios problemas de saúde.

O que é gordura visceral?

Em comparação com a gordura “normal”, a gordura visceral é armazenada mais profundamente na pele. Gordura visceral é envolvida em torno dos principais órgãos, como fígado, pâncreas e rins. A gordura visceral assegura que existe alguma distância entre cada órgão. Demasiada gordura visceral cria pode levar a inflamação e pressão arterial elevada, o que aumenta o risco de sérios problemas de saúde.
Outro problema com a gordura visceral é o seu impacto na adiponectina ou no “hormônio da gordura”. A função da adiponectina é regular sua gordura corporal. A gordura visceral inibe a adiponectina. Como resultado, seu corpo produz mais gordura do que você realmente precisa. Um alto nível de gordura visceral também influencia sua sensibilidade à insulina. O que significa que pode levar a diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Como medir a gordura visceral?

Existem muitas maneiras diferentes de medir a gordura visceral, que incluem opções que você pode fazer em casa, mas também pode consultar seu médico. Um método fácil que você pode fazer agora é medir as partes maiores ao redor da cintura e do quadril. No entanto, essa opção não é totalmente precisa. Depois de medir tanto a cintura quanto o quadril, divida a cintura pela medida do quadril. Um corpo saudável deve ter menos de 1,0 para homens ou 0,85 para mulheres.
Um bom indicador de ter um alto nível de gordura visceral, é um alto índice de IMC (Índice de Massa Corporal) e uma cintura grande. Se você tem ambos, é provável que você tenha um alto nível de gordura visceral.
Para uma medição mais precisa de sua gordura visceral, você também pode fazer uso de um monitor de composição corporal. Balanças especializadas ajudam a monitorar e calcular com precisão sua gordura visceral. Até agora você deve estar ciente dos perigos de ter muita gordura visceral. Mas nosso corpo consiste em mais do que apenas gordura, por exemplo, massa muscular.

Razões para o surgimento da gordura visceral

Há muitas razões para as pessoas engordarem na região abdominal. Quando tomamos mais calorias do que queimamos, o corpo armazena essas calorias extras como gordura. À medida que envelhecemos, começamos a perder massa muscular e ganhar gordura. Nossa genética e história da família também desempenham um papel no tipo de gordura que ganhamos.
Beber álcool em excesso leva a engordar a gordura da barriga. Geralmente pensamos na típica ‘barriga de cerveja’, mas qualquer bebida alcoólica pode contribuir para o acúmulo de gordura.
Outro fator de risco para a gordura da barriga é o estresse. Você pode pensar que pode resistir por mais alguns anos ao seu trabalho estressante, mas tenha cuidado. Altos níveis de estresse causam um acúmulo de cortisol em nossos sistemas. Com o tempo, esse hormônio do estresse leva ao aumento da gordura da barriga.

Doenças relacionadas à gordura visceral

– Doenças cardiovasculares

A doença cardíaca é provavelmente a consequência mais séria do acúmulo de gordura visceral. De acordo com pesquisadores de Harvard, a gordura visceral é tão perigosa porque essas células de gordura bombeiam citocinas para o corpo. As citocinas são substâncias químicas que afetam a capacidade de nossas células de regular a insulina e a pressão sanguínea. Quando nossos corpos não podem regular a função do órgão, o coração leva um golpe. Ter essas citocinas flutuando está ligado a doenças cardíacas.

– Diabetes

É reconhecido que o excesso de gordura nos coloca em maior risco de diabetes. Estar acima do peso ou obeso realmente nos torna 90 vezes mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2. É mais do que apenas estar acima do peso, no entanto. A gordura da barriga contribui para o risco de diabetes, porque afeta o funcionamento de nossos órgãos.
Estudos mostraram que pessoas com gordura profunda na barriga começam a perder a sensibilidade à insulina. A insulina é o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue, então, quando nossos corpos não respondem, o açúcar causa estragos em nossos sistemas. Quando nossos níveis de açúcar no sangue continuam altos ao longo do tempo, desenvolvemos diabetes.

– Câncer

Segundo a Organização Mundial de Saúde, até um terço dos cancros do cólon, dos rins e do aparelho digestivo podem estar ligados ao excesso de peso. Este é um número enorme e a gordura visceral torna o problema ainda pior.
Sabemos que o câncer é causado por uma mutação em nossas células. Quando temos excesso de gordura, sinaliza aos nossos corpos que produzam hormônios que fazem com que nossas células se dividam e se multipliquem. Quanto mais nossas células se dividirem, mais chances teremos para uma delas se transformar em uma célula cancerosa. Então, mais gordura é igual a mais oportunidades para o câncer se desenvolver.

– Apneia do sono

Aqueles com maiores acúmulos de gordura visceral correm maior risco de apneia do sono. A apneia do sono faz com que você pare de respirar por alguns segundos. O resultado é uma noite cheia de roncos, acordar e sentir-se inquieto. Perder peso pode melhorar ou mesmo curar a apneia do sono.

– Dores musculares

Ter excesso de gordura da barriga geralmente significa músculos abdominais fracos. Seu professor de ioga não estava brincando quando ela lhe disse que seu núcleo é a força motriz do seu corpo. Ter um núcleo forte nos protege de lesões, melhora nosso equilíbrio e mantém nossas articulações saudáveis.
Um núcleo forte também é a melhor maneira de manter suas costas seguras e saudáveis. Quando seu núcleo é fraco, seus músculos das costas têm que compensar. Isso pode levar a tensões nas costas e dor crônica.

Como perder gordura visceral

Embora não seja possível direcionar apenas uma área do corpo para perda de peso, você ainda pode perder essa gordura da barriga. A gordura visceral responde a uma dieta saudável e o exercício muda da mesma forma que qualquer gordura no seu corpo, por isso, se você estiver pronto para fazer algumas mudanças, valerá a pena!
Existem estudos que atestam que comer fibras solúveis e participar de atividades moderadas pode ajudar a reduzir a gordura visceral. Fibra solúvel é encontrada em farinha de aveia, frutas, legumes e feijão.

Mude sua dieta

O primeiro passo para perder peso, incluindo a gordura visceral, é pensar a sua dieta. Comece a preparar refeições em torno de alimentos à base de vegetais, como vegetais, frutas, nozes e sementes. Procure por fontes de proteína magra, como peixe ou laticínios com baixo teor de gordura. Tente evitar carne processada.
E não esqueça de porções. Uma porção de amêndoas é um lanche saudável, mas comer uma sacola inteira ainda contribuirá para o excesso de gordura em seu corpo. Tente cozinhar em casa mais ou compartilhar uma refeição de restaurante gigante com um amigo. Tente evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes e ficar com água e chá.

Mexa-se

O próximo passo na perda de gordura da barriga é o exercício. O tempo recomendado é de 150 minutos de atividade moderada por semana, então é importante aproveitar bem as oportunidades de realizar atividades físicas, mesmo longe das academias. Procure fazer trajetos curtos a pé e usar as escadas em vez de elevadores.

Author: Registro de Marca no Rio de Janeiro

Nosso objetivo é garantir a segurança da sua marca. Com todos os processos legais necessários. Além disso, fiscalizar e encontrar possíveis casos de plágio e uso indevido da sua marca.