Creatina micronizada ou monohidratada? – Os suplementos alimentares são parte da rotina de milhões de pessoas ao redor de todo o mundo. Seja apenas para complementara a alimentação ou aumentar os resultados nos treinos de academia, os produtos veem sua popularidade crescendo cada vez mais.
Por esse motivo, hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de suplementos disponíveis nas lojas especializadas. Mesmo dentre dos próprios suplementos existem variações, que prometem melhorar os resultados referentes àquela substância. E isso é o que acontece com a creatina, que possui – no mínimo – três variações mais populares no mercado: a creatina micronizada e a creatina monohidratada, além da creatina etil éster (esta última menos consumida).
Sendo assim, nesse artigo iremos responder uma pergunta bastante frequente para pessoas que praticam a musculação: qual a melhor: creatina micronizada ou monohidratada?
O que é a creatina? – Creatina micronizada ou monohidratada
A creatina é um composto que possui, em sua maioria, três tipos de aminoácidos: metionina, arginina e glicina. Apesar de serem produzidos naturalmente pelo corpo humano, essa substância só produz efeitos realmente otimizadores quando é feita uma suplementação.
A principal função da creatina no corpo humano é produzir uma substância que precede o ATP, a molécula responsável por gerar energia no organismo, servido como um tipo de combustível. Além desse benefício em relação, a creatina em níveis ideais pode ter outros papeis no corpo!
Benefícios da Creatina – Creatina micronizada ou monohidratada
A suplementação com creatina é uma das mais populares entre praticantes de atividades físicas, principalmente a musculação. Pessoas que estão entrando agora para esse mundo sempre são incentivadas a incorporar essa substância e sua dieta. Isso se deve ao fato de que a suplementação com creatina pode trazer vários benefícios para o organismo. Dentre eles:
- Aumento na produção de energia, que pode ser usada para a prática de exercícios físicos;
- Favorecimento do crescimento muscular;
- Aumento da força muscular;
- Prolongamento do pump muscular;
- Ajuda na reconstrução de tecidos com micro lesões;
- Dentre outros;
Creatina micronizada ou monohidratada: qual a melhor?
Essa é uma dúvida bastante comum quando se trata da creatina. Chegando a uma loja especializada em suplementos alimentares, o vendedor irá te oferecer, na grande maioria das vezes, dois tipos de creatina: micronizada ou monohidratada. Para saber escolher qual é a melhor opção para os seus objetivos, é proveitoso que você tenha o conhecimento de qual é a diferença entre as duas.
A creatina monohidratada é a mais vendida do mercado e utilizada por milhares de atletas e não atletas. A grande maioria dos estudos que envolvem a atuação desse suplemento foi feitos com a creatina monohidratada. Basicamente, consiste no composto que passou por um processo de filtração, deixando a sua absorção ligeiramente mais fácil.
Apesar de todos os debates, a creatina micronizada, no entanto, não possui tantas diferenças em relação a sua concorrente. Isso se deve ao fato de que duas passam pelos mesmos processos e filtragem e contam com exatamente as mesmas moléculas e aminoácidos. A única diferença se dá no tamanho do cristal: enquanto a monohidratada possui grãos maiores, a micronizada pode ser até 10 vezes menor.
Mas o que isso muda? Bom, a fim de utilizar os nutrientes, o corpo precisa manda-los para a corrente sanguínea. Para que isso ocorra, é necessário que aminoácidos presentes no nosso organismo quebrem as moléculas. Dessa forma, enquanto maior o grão, maior o trabalho do nosso corpo.
Sendo assim, tudo que você está fazendo ao preferir a micronizada do que a minohidratada é facilitando o processo de absorção. Isso faz com que o resultados ocorram de forma mais rápida.
Não há uma creatina melhor do que a outra. As duas, ao final do processo, darão o mesmo resultado. No entanto, uma dará esses resultados de forma mais rápida do que a outra.
Gostou desse artigo sobre “creatina micronizada ou monohidratada”? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião sobre o suplemento. Acompanhe as atualizações do blog para mais artigos sobre suplementos.